Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Química – UFC

Área do conteúdo

Bacharelado – Histórico

Em 1961, foi autorizada a criação dos cursos de Química, Física e Matemática, sendo o primeiro vestibular no ano de 1962. O curso de Química foi criado com as modalidades de licenciatura e bacharelado, reconhecido pela lei 3866 de 25 de janeiro de 1961, sendo inicialmente ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e a partir de 1968 pelo Instituto de Química. Adicionalmente, o aumento da demanda industrial do Estado do Ceará na década de 60, fez crescer a necessidade de formação de profissionais da Química com uma orientação mais tecnológica, resultando na criação do Curso de Bacharelado em Química Industrial da UFC em 19 de março de 1964 pela resolução n° 156 do CONSUNI, reconhecido pelo Conselho Federal de Educação em 1972, de acordo com os termos do decreto n° 69953 de 18/1/1972 (DOU 19/1/1972, página 498).

Inicialmente, a coordenação dos cursos funcionava no gabinete do professor que era o coordenador do curso. Não havia espaço físico para as coordenações e nem uma secretaria específica. Com a instalação do Departamento de Química Analítica e Físico-Química no Campus do Pici, em 1974, foi destinado um espaço físico e criada uma secretaria com a finalidade de administrar o curso de Química Industrial. O curso de Química ficou sob a responsabilidade administrativa do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica.

Entretanto, ainda não havia as condições necessárias para o correto desempenho de uma boa coordenação, com prejuízos principalmente na oferta de disciplinas, o que era uma deficiência de todos os cursos de graduação do Centro de Ciências da UFC. Ainda na década de 70, foi criado um setor de controle acadêmico que centralizava a coordenação dos cursos e a oferta das disciplinas ministradas pelos departamentos do Centro de Ciências.

No início da década de 90, todas as coordenações dos cursos de graduação do Centro de Ciências foram instaladas em espaço físico adequado e, com a implementação de serviços de informática, criou-se melhores condições para o funcionamento do curso. Foi aprovada em 1996 a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, fazendo-se necessária a realização de uma revisão curricular que estivesse em consonância com as novas exigências legais sob a luz das diretrizes curriculares para os cursos de Química.

Ultimamente, as coordenações dos dois cursos discutiram exaustivamente o assunto com os professores e representantes estudantis. O resultado é esta proposta de junção dos dois cursos de bacharelado em um único curso de Bacharelado em Química, incorporando uma revisão curricular, fruto da reflexão coletiva, passível de implementação pelos docentes, técnicos, alunos do curso e colaboradores externos, indicados no documento como referência para consolidação da vivência prática e dos estágios curriculares e de pesquisa.

Acessar Ir para o topo