Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Química – UFC

Área do conteúdo

Bacharelado – áreas


O campo de atuação do químico é muito amplo e diversificado. O químico atua tanto na indústria química e afins como em instituições de pesquisa e IES, em Empresas ou Órgãos Governamentais que mantenham laboratório de controle químico.

O Decreto Lei nº 5.452, de 01 de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho – Título III, Capítulo I, Seção XIII) e a resolução normativa nº 3 de 12.11.1957 do Conselho Federal de Química (CFQ) estabelecem a obrigatoriedade de admissão de químicos nos seguintes tipos de indústria:

a) de fabricação de produtos químicos;
b) que mantenham laboratório de controle químico;
c) de fabricação de produtos industriais que são obtidos por meio de reações químicas dirigidas, tais como: cimento, açúcar e álcool, vidro, curtume, massas plásticas artificiais, explosivos, derivados de carvão ou de petróleo, refinação de óleos vegetais ou minerais, sabão, celulose e derivados.
d) também no preenchimento de cargos públicos para os quais se faz mister a qualidade do químico.

A produção e controle de qualidade de insumos para a fabricação de produtos de uso farmacêutico e cosmético, em alimentos, de uso veterinário, de uso na agropecuária, na agricultura são também campos de atuação do químico. Com relação ao meio ambiente, cabe aos químicos o exame e controle da poluição.

A atuação do químico também se verifica em áreas de desenvolvimento recente, como na produção de materiais para tecnologia avançada (tais como, materiais para lasers, fibras ópticas para telecomunicações, materiais magnéticos e muitos outros) ou na Engenharia Genética auxiliando o entendimento dos processos bioquímicos.

As perspectivas futuras da profissão são muito favoráveis tendo em vista o grande avanço experimentado pela Química nas últimas décadas. Novos materiais e novos usos são continuamente descobertos. Um dos indicadores significativos do desenvolvimento econômico de um país é o estágio de desenvolvimento de sua indústria química. A razão para isso está no fato de que a indústria, a partir de materiais brutos de baixo valor comercial, é capaz de produzir materiais de alto valor econômico agregado.

Acessar Ir para o topo