Licenciatura – histórico
A UFC mantém o Curso de Química, no Centro de Ciências, nas modalidades de Química Licenciatura e Química Bacharelado. O Curso foi reconhecido em 1961, pelo Decreto Lei de número 3.866 de 25 de janeiro de 1961 e publicado no Diário Oficial da União, na página 349 de 26 de janeiro do mesmo ano.
De acordo com pesquisas realizadas pela Fundação de Pesquisa Cearense da UFC, que apontava uma demanda no mercado que justificava a criação de um curso noturno no Campus do Pici o qual, na época, estava completamente ocioso neste turno, o Curso de Licenciatura em Química – Noturno – teve sua criação efetivada, apoiado, ainda, pelo Ministério de Educação, que estava incentivando a criação de cursos de licenciatura noturnos nas áreas de Química, Física, Matemática e Biologia.
No primeiro vestibular de 1995, a UFC criou, então, o Curso de Química noturno na modalidade de licenciatura, funcionando no Campus do Pici, no Centro de Ciências, nas dependências dos Departamentos de Química Orgânica e Inorgânica e Química Analítica e Físico-Química, oferecendo 40 vagas anuais com o código 59 e um total de créditos de 167, equivalentes a uma carga de 2505 horas. Em novembro de 2000 o curso de Licenciatura juntamente com o de Bacharelado , foi avaliado por comissão do MEC, nas condições de ofertas do curso, obtendo conceito de, condições muito boas de oferta (CMB), referenciais estes reestruturados a partir da aprovação deste Projeto Pedagógico.